Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sanidade dos Canarios I

A sanidade é de fundamental importância para nossos canários, visto que a sanidade faz parte do chamado tripé na produção animal. Devemos dar enfâse para este item, ja que ela corresponde na boa parte do bem estar das nossas aves.
Então, a sanidade é conjunto de condição que conduzem ao bem estar e a saúde da ave. E para que tenhamos este bem estar, devemos prorpocinar as nossas aves as seguintes itens. Primeiramente, devemos ter local apropiado para a criação delas, isto é, local fechado e ventililados onde não há contato com outras aves externas, e que não tenha execesso de corrente de ar, pois, através destas correntes de ar que nossas aves ficam doentes.
Devemos lembrar que o animal sente necessidade e precisa em tomar sol, e  isto ajuda a não propagação de microrganismo(bactérias,vírus e fungos) e produção de vitaminas como Vitamina D  a quantidade de tempo exposto dever controlado, em média é de 10 minutos no horário de 7:00 horas da manhã ou então após 16:00 horas da tarde.
Após termos local para alojar as aves, devemos ter gaiolas de fácil limpeza. Interessante é higienizar pelo menos 1 vez mês, porém a limpeza de fezes ou residuos alimentares devem ser limpos todos os dias. A limpeza deve ser com água sanitária, que é uma boa bactercida ou bacteriostático ( isto é, destroi ou inibem microrganismo).
O tamanho gaiola é importante, pois, quando colocamos muitas aves no mesmo ambiente(gaiola), estamos favorecendo o apareciemnto de doenças. Mas, não é somente os canarios que devemos nos preocupar, também devemos observar a limpeza dos utensilios dos canários , como poleiro, troca de água do bebedouro e comedouro, e na época da reprodução, devemos limpar e trocar os ninhos utilizados a cada nascimento de filhotes.
Até a próxima abordagem do assunto sanidade das aves, falarem um pouco de vacinas e controle de doenças.

Canaril dos Border's

Nenhum comentário:

Postar um comentário