quinta-feira, 2 de junho de 2011

Muda dos canários.

                     Embora sejam muito resistentes, as penas com o tempo começam a perder o brilho e desgastar e precisam ser trocadas.
                   A muda é um processo normal na vida das aves, relacionado a fatores biológicos ligados aos hormônios produzidos pela tireóide.
                   A muda ocorre todos os anos e inicia-se após a época de cria,(năo deve permitir que procriem até a época em que antecede a muda). Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar facilmente e năo passará de 6 a 8 semanas.Nesta época a ave pode perder totalmente as penas ao mesmo tempo, mantendo sempre uma razoável quantidade para cobrir e proteger o corpo e voar.
                   Se a temperatura estiver elevada muito quente irá antecipar a muda do canário, mas terminará mais cedo. Em climas moderado e frescos ela atrasa um pouco.
                   É recomendado fornecer ao pássaro a dieta correta para esta ocasiăo, uma alimentaçăo rica em cálcio (osso de ciba), casca de ovo, vegetais, uma mistura de grăos com maior quantidade de óleo e uma farinhada com ovo. Na água de beber será trocada diariamente e poderá acrescentar algumas gotas de complexos vitamínicos que contenha ferro.
                   Nos adultos a troca de pena: rabo, asas, e demais penas inicia-se do centro para as extremidades, nas asas a muda ocorre simultaneamente, no corpo ocorre a muda quase por inteiro, terminando na cabeça.
                   As penas caem naturalmente e devagar sendo que quase nem se percebe que o pássaro está na muda; se o pássaro voar com dificuldades, começar a aparecer a pele isto năo é normal, e pode ter sido causado pela má alimentaçăo ou outras causas.
                   Banhos de sol pela manhă (8 as 9 horas) ajudam bastante na muda, manter as gaiolas limpas, evitando que o pássaro fique em correntes de ar, fornecer banheiras com água limpa para banhos.
          
A MUDA NOS FILHOTES

                  Os filhotes nascem pelados com uma finíssima plumagem, e aos poucos văo aparecendo as penas e quando saem do ninho já estăo empenados por inteiro. Os filhotes também mudam de pena em torno do terceiro ao quarto męs de vida, o que chamamos de muda de ninho, que é, o pássaro apenas muda as penas do peito e cabeça, as penas das asas e rabo só mudaram no próximo ano.

MUDAS PRECOCES
                   As mudas precoces săo consideradas aquelas em que as penas săo trocadas fora da sua época normal: bruscas mudanças de ambiente, temperatura, sustos, acordar as aves durante o seu sono e entre outros fatores, săo causadores de uma muda precoce. Um pássaro nestas condiçőes é um pássaro triste e sempre esta encorujado (embolado), o pássaro năo canta.
                   Devemos trata-los muito bem, administrando algumas vitaminas para tal e evitar o máximo em incomodar as aves.
 
Leonardo Monteiro (juiz OBJO)
Revista SOBC 98

É importante entendermos esse período que ocorre na vida de nossos pássaros, já que esse é o período em que as aves ficam mais debilitadas, perdem resistęncia e energia, por isso convém aos criadores dar-lhes atençăo especial, através de uma boa alimentaçăo e protege-los do frio, em especial evitar as correntes de ar. Com esses cuidados básicos os pássaros estarăo sempre sadios e năo terăo problemas físicos quando chegar a época da reproduçăo. 
A muda ocorre por um processo norma, diretamente relacionada a fatores biológicos associados aos hormônios produzidos na tiróide. Ela é necessária porque as penas embora muito resistentes começam a se desgastar com o tempo e acabam sendo substituídas por penas novas. 
O processo de muda é sempre posterior ao período de reproduçăo, mesmo durante a muda os pássaros năo perdem todas as penas ao mesmo tempo, mantendo sempre uma quantidade razoável de penas para protege-los do frio e possibilita-los de voar. 
A muda das asas, por onde em geral começa o processo, é simultânea, trocando as penas primárias na seqüęncia de dentro para fora e as secundárias de fora para dentro. Essa ordem pode variar, com a muda ocorrendo nos dois sentidos ou na ordem contrário. Com relaçăo as outras penas do corpo elas săo trocadas da parte traseira em direçăo a cabeça e as penas da cauda săo trocadas do centro para as extremidades. 
Os filhotes na sua maioria nascem praticamente pelados, coberto apenas por uma finíssima plumagem, mas quando saem do ninho já estăo quase que na sua totalidade empenhados. Esses filhotes fazem uma muda por volta de tręs ou quatro meses de vida, mas só a muda que ocorre por volta de um ano de idadeos deixam com a plumagem de pássaros adulto. 
Lembramos que as penas năo nascem na época da muda, caso o pássaro perca uma pena ou o criador a retire ela será reposta imediatamente. 
        
            Finalmente acabou a muda e agora e preparamos para os nossos concursos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário